sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sobre a minha profissao futura a engenharia mecanica

Montagem de Turbina a vapor,máquina avançada em todas as áreas da Engenharia Mecânica
Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que aplica os princípios daengenhariafísica e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.
É o ramo da engenharia que envolve a concepção, produção e operação de máquinas e ferramentas. É uma das mais antigas e mais ampla das disciplinas de engenharia.Engenheiros mecânicos projetam e constroem motoresusinas de energia, entre outros.
A área de engenharia requer uma compreensão dos conceitos básicos, incluindomecânicacinemáticatermodinâmicaciência dos materiaisanálise estrutural eeletricidade. Engenheiros mecânicos usam esses princípios fundamentais, juntamente com ferramentas como engenharia auxiliada por computador, e gestão do ciclo de vida do produto para projetar e analisar fábricas, equipamentos e máquinas industriais, sistemas de aquecimento e refrigeraçãosistemas de transporteaeronaves,embarcaçõesrobóticadispositivos médicosarmas, e outros.
Engenheiros mecânicos projetam e constroem motores, usinas de energia...
Mecânica surgiu como um campo durante a revolução industrial na Europa no século XVIII; no entanto, o seu desenvolvimento pode ser rastreada até vários milhares de anos em todo o mundo. Engenharia Mecânica como ciência surgiu no século XIX, como resultado de desenvolvimentos no campo da física. O campo tem evoluído continuamente para incorporar os avanços em tecnologia, os engenheiros mecânicos de hoje estão buscando empreendimentos em áreas como mecatrônica, enanotecnologia. Mecânica sobrepõe-se com engenharia aeroespacialengenharia metalúrgicaengenharia civilengenharia elétricaengenharia de petróleoengenharia de produçãoengenharia química e outras disciplinas de engenharia para quantidades variadas. Engenheiros mecânicos também podem trabalhar no campo da engenharia biomédica, especificamente com biomecânicafenômenos de transporte e modelagem.

Ciências mecânicas[editar | editar código-fonte]

A engenharia mecânica é didaticamente dividida em áreas como a criação que frequentemente se entrelaçam nos diversos ramos de atuação. Destas áreas, aquelas mais próximas à física são chamadas ciências mecânicas e servem de baseteórica às áreas de direta aplicação de engenharia. As ciências mecânicas pouco abordam aspéctos tecnológicos e práticos, tratam de conceitos básicos bem estabelecidos e que muito dificilmente se tornam ultrapassados.
Quantidade de movimentotransferida através de pêndulos, objeto de estudo da mecânica geral.

Mecânica geral[editar | editar código-fonte]

A mecânica geral engloba áreas fundamentais da física, podendo ser separada emestática e dinâmica. Suas abordagens mais conhecidas são: clássica, de Lagrange e adinâmica dos corpos rígidos. Ainda que a mecânica geral inclua teorias fundamentais de dinâmica, teorias mais sofisticadas a respeito fogem ao tipo de abordagem, que geralmente trata de corpos inflexíveis e é pouco viável para análise de sistemascomplexos.
São estudados pela mecânica geral modelos de atritoinércia, choque mecânico,trabalho e energiagravitação e quantidade de movimento. Estes conceitos são imprescindíveis ao desenvolvimento das demais áreas de engenharia mecânica.

Dinâmica[editar | editar código-fonte]

dinâmica, não só no campo da mecânica, estuda a forma como elementos se comportam e interagem entre si, ao longo do tempo. Considera-se um sistema dinâmico se o estado ou condição em que o mesmo se encontra não depende apenas das forças ou condições momentâneas a que é submetido, mas também depende do estado anterior em que se encontrava. Este tipo de sistema físico geralmente acarreta em modelos matemáticos de equações diferenciais. A análise envolvida pode atingir alto grau de complexidade demandando soluções algébricas sofisticadas ou até se restringindo a simulações numéricas (através de modelos computacionais).
Na mecânica, a dinâmica é empregada em diversos tipos de tecnologia, como suspensão de automóvelmotores, projetos de navios e estruturas offshoreaeronaves, projeto de próteses ósseas etc.
Regulador centrífugo, utilizado por James Watt em motor a vapor, em 1788)

Controle[editar | editar código-fonte]

engenharia de controle e automação tem como objetivo o desenvolvimento de máquinas acopláveis a sistemas dinâmicos, com a função de modificar o comportamento dos mesmos. Por trás do projeto de controle, envolvem-se as teoriasde dinâmica associadas a lógicas de controle.
Os primeiros sistemas de controle foram criados para limitar a velocidade de máquinas a vapor, no século XVIII. Estes sistemas eram puramente mecânicos. Hoje, são mais comuns dispositivos que envolvem partes eletrônicas e eletromecânicas, contendo sensores, atuadores e controladores digitais, como é o caso dos sistemas de injeção eletrônica de combustível de veículo automotores e piloto automático de navios, aeronaves e mísseis.

Mecânica dos sólidos[editar | editar código-fonte]

Simulação do estado de distribuição de tensões numautomóvel em colisão, porelementos finitos
Também conhecida como resistência dos materiais, a mecânica dos sólidos estuda o comportamento de corpos submetidos a esforços mecânicos. Entre as principais teorias, envolvem-se a da elasticidadeplasticidade e estabilidade
Exemplo de engrenagem:Engrenagem Cônica
A mecânica dos sólidos é fundamental no desenvolvimento de estruturas e elementos de máquinas, tais como engrenagens, árvores (eixos), mancais, etc. Permite estudar as variações de tensões e deformações ao longo do sólido (ou peça), esseciais ao dimensionamento do mesmo. Para corpos de geometria e carregamento (forças externas) complexos, bem como aqueles constituidos de materiais não-isotrópicos, é necessário utilizar técnicas numéricas assistidas por computador, a fim de determinar os campos de tensão ou deformação, como por exemplo:

1 comentário:

  1. parabens que tenha um otimo futuro,bom conteudo de informaçao ta de parabens

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